13 de set. de 2013

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J.K Rowling
Editora: Rocco
Avaliação:        
   Skoob

Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.


           ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~ ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~

Não tenho ideia de quantas vezes reli esse livro.
E admito: sou muito suspeita para falar de qualquer livro de Harry Potter, pois eu sou fanática por todo o universo mágico de Harry Potter. (...)

Harry Potter é um adolescente magrelo, com uma estranha cicatriz na testa e mora com uma família muito insuportável. Petúnia é sua tia, Válter é seu marido e Duda, o insuportável mimado, é o filho legítimo deles. Após a morte dos pais de Harry, Petúnia fica encarregada de cuidar de Harry, mesmo contra sua vontade. 

Perto do aniversário de 11 anos, Harry passa a receber cartas de um lugar chamado Hogwarts, que ele nunca ouviu falar. O mais estranho é que Válter e Petúnia não o permite ler essas cartas endereçadas à ele, chegando a queimá-la e até mesmo "barrar" a caixa do correio com tábuas. 

Certo dia, Válter "pira" e tira toda a família de sua casa confortável, para ficar por um tempo numa pseudo-ilha, distante da cidade, pois acreditava que assim Harry não receberia mais carta alguma. Não poderia estar mais enganado. 

Às 12h01min de 31 de julho, Harry Potter completa 11 anos. De repente ele escuta barulhos estranhos vindo de fora da cabana e, um tempo depois, batidas na porta. Assim ele conhece Rúbeo Hagrid, que se apresenta como guardião das chaves e das terras de Hogwarts. Harry descobre que é um bruxo e que ele tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e isso é como um prêmio pra ele. Imagina se livrar de toda a família que o rejeita e não o suporta? Passar meses longe de seus tios insuportáveis?  

"- Você é um bruxo Harry.
- Eu, eu sou o que?
- Um bruxo, e vai ser um bruxo de primeira se tiver treinado um pouco.
- Não, o senhor se enganou. Sabe, eu não posso ser um, um bruxo. Eu, sou o Harry, só Harry."



Assim se dá a história de Harry Potter. Ele descobre que seus pais não morreram num acidente de carro, como seus tios disseram, mas que eles morreram assassinados por Lord Voldemort. (...) Harry conhece o Beco Diagonal, Gringotes e o mais esperado: Hogwarts. 

Harry faz várias amizades, especialmente com Rony Weasley e Hermione Granger. Ele sabe que pode confiar nos dois e ama tudo que acontece em Hogwarts, exceto Draco Malfoy, que consegue ser mais insuportável que Duda.

Entre todos os novos conhecimentos, estudo, treinos de quadribol. Harry parece herdar o comportamento de seu pai: ser ótimo para se meter em encrencas. E com a ajuda de Hermione Granger, a aluna mais inteligente e astuta, e Rony Weasley, seu melhor amigo, Harry Potter combaterá os perigos de Hogwarts.  

Se indico? Com certeza! Harry Potter foi e ainda é, o incetivo de muitas pessoas para aderirem a leitura. 
*Ps: Comecei meu vício em leitura com Harry Potter <3


Quotes *u*
"Há coisas que não se pode fazer juntos sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas."

"Mamãe? - murmurou. - Papai?
Eles apenas olharam para ele, sorrindo, e lentamente Harry olhou para os rostos das outras pessoas no espelho e viu outros pares de olhos verdes iguais aos seus, outros narizes como o seu, até mesmo um velhote que parecia ter os mesmos joelhos ossudos que ele - Harry estava olhando para a sua família, pela primeira vez.
Os Potter sorriram e acenaram para Harry e ele retribuiu o olhar, carente, as mãos comprimindo o espelho como se esperasse entrar por dentro dele e alcançá-los. Sentiu uma dor muito forte no peito, em que se misturavam a alegria e uma terrível tristeza."

2 comentários:

  1. Nunca li, acredita? Quando era criança tentei ler algumas vezes o livro da biblioteca da minha cidade, mas não rolava :(
    Mas aí um amigo meu resolveu que queria todos em inglês, comecei a ler e to gostando :) Só a leitura que é mais lenta por ser em inglês!
    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, a história é incrível. Os primeiros livros podem ser considerados infantis para alguns, mas o últimos são meio dark sabe? Amo demais, especialmente a maturidade da história, dos personagens e da narrativa de J.K. Rowling

      Excluir