1 de set. de 2013

Resenha: A Seleção

Livro: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Avaliação: ★★
   Skoob

Sinopse:  Para trinta e cinco garotas, a "Seleção" é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade divida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para Aerica Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco;estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Signifca deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

           ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~ ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~
A história se passa num mundo futurista (again), chamado Illéa. A sociedade é divida em oito castas, onde cada uma tem sua respectiva função (assim como Divergente ou The Hunger Games). A primeira casta é a Realeza, onde ocorre o concurso A Seleção, onde 35 meninas de dezesseis à vinte anos são escolhidas para disputar o coração do Príncipe Maxon. 

America é da casta cinco, que é conhecida como a casa dos artistas. Para ela, esse concurso é como o "fim do mundo", pois isso significaria que ela teria que deixar sua família e pior, Aspen, o cara por quem ela é perdidamente apaixonada e pra piorar ainda mais a situação, ele é da casta seis e nessa sociedade, uma garota não pode casar com um homem de uma casta inferior. Por isso ela reluta tanto em fazer parte do concurso, pois ela não quer acabar sua relação com Aspen, pois ela faria de tudo para ficar com ele. Assim como ela também não quer deixar sua família. E também tem a questão de ela achar ridículo ter que concorrer com 35 garotas por um cara que não conhece. Entretanto, coisas acontecem. Aspen a incentiva a se inscrever no concurso, pois ele não suportaria que ela perdesse a oportunidade de subir de vida, mesmo que isso custe a relação deles. E dessa forma ela se inscreve, achando que não passará para o concurso, afinal ela não é tão bonita como todas as outras com quem está concorrendo. Mas America é uma 35 selecionadas e ela terá que concorrer com outras 34 garotas pelo coração de Maxon.

A história em si é bem leve, fácil entendimento e eu não consegui parar de ler até terminar a última linha da história. Tem romance e até um pouco de "ação". Os personagens são bem simples, mas cativantes, exceto alguns, claro. Um ponto negativo para mim, foi que eu esperava um verdadeiro confronto entre as selecionadas, afinal, 35 garotas disputando um cara é óbvio que dará confusão, mas não teve e me julgue, achei tudo muito civilizado.

America é uma personagem forte e determinada, mas se deixa levar muito pelas emoções e a dúvida entre Maxon e Aspen me irritou um pouco, porque eu particularmente achei o Aspen um chato. Já o Maxon me conquistou tão facilmente, porque ele nunca chegou a forçar a barra com nenhuma garota e sempre foi galante e respeitador com todas, especialmente com America. Mas Aspen ... conseguiu me irritar em toda parte que aparecia, exceto antes dele brigar com America e "obrigá-la" a participar do concurso, antes disso ele até parecia fofo com ela... Entretanto achei o relacionamento deles meio forçado, acho que porque a autora não descreveu bem o namoro deles e tal. (...) Existem vários outros personagens que eu gostei muito e outros que eu odiei. 

Enfim, já vi várias resenhas afirmando que esse livro é bem parecido com Jogos Vorazes e eu posso até concordar. Como ser divulgado para a população e toda a situação da sociedade ser dividida em castas. Mas o foco de Jogos Vorazes é a história de Panem e toda a questão política. Diferente do foco de A Seleção que é romance.

O livro é ótimo e o final é incrível. Estou muito curiosa para A Elite, continuação e que possui uma capa tão linda quanto a primeira.  Recomendo muito e pra quem acha que o romance é bem clichê, você pode se surpreender <3

Quotes *u*

"Quando choram, as mulheres nem sempre querem que você resolva o problema. Elas só querem ser consoladas."

"As vezes as pessoas não sabem se interpretam o silêncio como confiança ou medo."

"Talvez eu quisesse coisas idiotas. Ou que não conseguiria alcançar. Mesmo assim, eram coisas minhas. Não estava a fim de sacrificar meus sonhos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário