11 de set. de 2013

Resenha: Morte Súbita

Livro: Morte Súbita
Autor: J.K Rowling
Editora: Nova Fronteira
Avaliação:       
   Skoob

Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

           ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~ ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~

Se você pensa em começar a ler Morte Súbita porque acha que será estilo Harry Potter, então é melhor nem começar.

J.K Rowling que iniciou meu vício em leitura. E quando soube que ela lançaria outro livro fiquei louca pra comprá-lo assim que pudesse. Desde que li a sinopse deste livro, me despi de toda a história de Harry Potter, para que pudesse ler este livro sem me decepcionar. O livro é muito bom, mas eu achei cansativo, pois eu não estou acostumada a ler sobre política. 

Enfim, a história gira em torno da morte de Barry Fairbrother e de quem irá  ocupar a vaga do Conselho, já que o antigo ocupador faleceu. O livro tem várias narradores e isso no início nos deixa "avoados", pois muda-se de narrativa tão rápido que mal percebemos. Com a morte de Barry, passará a existir diversos conflitos entre as família do vilarejo, pois muitas querem a vaga no conselho. O livro fala muito de política, de problemas em casa, de agressões dos familiares, de romance e muitas outras coisas...

Alguns personagens são bem construídos, já outros nem tanto. Alguns você gostava, outros você simplesmente desejava que desaparecessem para sempre. Os personagens se assemelham muito às pessoas atualmente e talvez por isso seja fácil criar vínculos com alguns personagens, especialmente os adolescentes. O único personagem que eu realmente gostei, foi a Krystal. Os outros me irritavam profundamente, inclusive as atitudes de muitos deles. A narrativa é distribuída entre esses vários personagens e talvez seja por isso que o livro me desagradou parcialmente, pois eu tinha nojo de vários deles.

A história do livro em si é sobre as pessoas disputando a vaga do conselho (adultos) e o prazer sexual (adolescentes). O livro é bom? Sim. Mas é muito cansativo.  Especialmente para as pessoas, como eu, que só leem histórias de fantasia, romances e distopias

A narrativa de Rowling é boa, entretanto a história se arrasta. Não acontece nada que faça a gente ficar "Putz, como diabos isso aconteceu"? e quando acontece, é depois da metade do livro. Mas quando começa  acontecer certas coisas e quando começa as complicações na vida das pessoas do vilarejo, é que a história engrena de vez e é nessa hora que fica difícil largar o livro, pois queremos saber o que vai acontecer. 

Apesar desses fatores, o livro não é ruim. Simplesmente não estou acostumada com livros tão arrastados e que falam muito sobre política. Apesar de algumas coisas terem me desagradado, o livro traz assuntos do cotidiano que necessitam de mais atenção da sociedade, como a agressão à mulher, drogas, estupro e etc... Apesar de não ter gostado de como J.K colocou todos esses problemas de uma vez, a forma como se desenvolve é boa, especialmente no final do livro. 

Morte Súbita é um livro muito bom, mas seria melhor se a história não fosse arrastada e os personagens não fossem tão pouco cativantes. Logo J.K Rowling dá um show ao mostrar que ela não será lembrada apenas por ter criado todo o mundo mágico de Harry Potter. E isso só me fez ter mais orgulho dessa mulher <3  


*obs: 
  • J.K Rowling já tem outro livro publico, chamado The Cuckoo's Calling, que foi publico com o pseudônimo de Robert Galbraith.  
  • O dono da Editora Rocco, Paulo Rocco, já tinha comprado os direitos de publicação, antes de saber que o livro era de J.K Rowling. Afirmando que: "Foi engraçado. Comprei o livro porque achei a história boa, ia lançá-lo só em 2014. Não nos disseram quantos livros a série vai ter."
  • A continuação deste livro será lançado no próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário