3 de set. de 2013

Resenha: Garota Exemplar


Livro:  Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrísenca 
Avaliação: ★★★
   Skoob

Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo mundo - o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta Tons de Cinza -, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar, qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública - e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E porque todas as pistas apontam para ele?


           ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~ ✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~✖ ~

.
Esse livro além de bom, é extremamente interessante. E o final poe agradar ou desagradar muito.

O livro é dividido em três partes e vai alternando entre os pontos de vista de Amy (seu diário) e Nick. Eles estão casados a cinco anos, até que Amy desaparece misteriosamente.
Óbvio que Nick passa imediatamente a ser o suspeito principal, inclusive ele mesmo diz os livros que o marido sempre é o mais suspeito. Com o passar do livro, ficamos em dúvida se Nick é ou não culpado do desaparecimento de sua esposa. "Presenciamos" as mentiras de Nick, seus comportamentos esquisitos e tudo que acontece nos faz pensar que ele realmente é culpado.
Em paralelo lemos algumas partes do diário de Amy e no início tudo é tão lindo, parece que nada pode abalar o relacionamento deles. Até que eles se mudam para Carthage e ai as coisas ficam piores. Ela descreve o comportamento estranho de Nick, como ele é violento e como ela está tão triste e ele não se importa com isso.
A investigação dá continuidade, eles encontram um bilhete da caça ao tesouro (Amy sempre fazia isso, pois é um tradição de casamento, onde a cada ano ela deixa bilhetes amorosos para ele decifrar, até chegar o último bilhete e ele ganhar seu presente) e passam a investigar essas pistas.

Até um pouco depois disso, a gente fica em dúvida se Nick é ou não culpado. Cheguei até a pensar que ele realmente era culpado de tudo, mas algo me dizia que seria óbvio demais se ele fosse... E é aí que começam as revelações! Os motivos dos comportamentos esquisitos de Nick, como era realmente o relacionamento deles e eu admito que fiquei impressionada com todas as revelações. Não me passava pela cabeça que seria aquela pessoa que faria tudo isso.

Tem pessoas que sabem escrever livros de suspense e aterrorizante, mas Gillian se supera e muito esse quesito. Ela conseguiu escrever uma história onde tenha suspense, que seja envolvente e não cansativo. Fora que Gillian realmente conseguiu detalhar os personagens, cada um com suas próprias características e segredos. E ela conseguiu construir até mesmo o psicológico dos personagens, nos comportamentos, nas mentiras e tudo mais. Uma hora nós estamos com pena dos personagens, outra hora estamos com raiva e dizendo "você merece mais do que isso!".

Os personagens são construídos de uma forma espetacular. E o final do livro é perfeito e imperfeito ao mesmo tempo.  Recomendo muito.

O desfecho da história é surpreendente e é por isso que este livro desbancou Cinquenta Tons de Cinza (o que ficou por muito tempo) do primeiro lugar nas vendas da Amazon e ficou entre os melhores bestsellers do New York Times.



Quotes *u*
"Querido marido, é agora que aproveito o momento para dizer que o conheço melhor do que você jamais poderia imaginar. Sei que algumas vezes você acha que desliza por este mundo sozinho, sem ser visto, sem ser percebido. Mas não acredito nisso nem por um segundo. Eu analisei você. Sei o que vai fazer antes que faça."

"Nenhum relacionamento é perfeito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário